segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O QUE É EDUCAÇÃO MUSICAL NA CONTEMPORÂNEIDADE


            Tratar da Educação Musical na atualidade é torná-la acessível a todos os níveis de formação/informação que perfazem os caminhos da educação, é tirá-la do rigor técnico e elevar sua prática ao máximo das possibilidades individuais.
            A música, como ferramenta educacional, tem a capacidade de se insinuar entre as diversas disciplinas que compõem os currículos escolares regulares potencializando-os com a agregação de todos os matizes sensoriais que lhe são característicos. Essa permeabilidade é traduzida nas diversas aplicações cotidianas onde a música se faz presente, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e emocional do aprendiz.
            No trabalho disciplinar, no aprimoramento da percepção do ambiente, na melhoria da concentração, na disciplina, no desenvolvimento do senso ético, no equilíbrio psico-motor, e em tantas outras áreas que abrangem a formação humana, a música é capaz de trazer benefícios que não podem ser desprezados pelas instituições educadoras e nem pelos professores.
            Com essas prerrogativas, a educação musical pode ser utilizada na elevação da auto-estima, na formação de músicos profissionais, na elevação social das comunidades de risco, na musico- terapia, nas artes cênicas, mas principalmente; na formação integral do indivíduo preparando-o para o convívio social.
            O educador musical tem um campo de atuação muito vasto que vai do compartilhamento do saber com alunos de escolas regulares, à formação técnica de professores musicais, ao desenvolvimento de projetos culturais, regência de corais e bandas, elaboração de arranjos, produção musical e as infinidades de ramificações que a profissão lhe permite.
            A música é para todos e assim como diz Arroyo ...as músicas devem ser estudadas não apenas como produto, mas como processo,...” onde o fim deve ser a apreciação do belo e, nos dias atuais, a promoção  do equilíbrio entre o ser humano e seu habitat.

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