quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Despertar do Prazer da Descoberta



            Na discussão proposta por Swanwick em atrelar música e cultura é possível perceber que as linhas de contorno de ambos os temas se sobrepõem, com maior ou menor intensidade, na medida em que os aspectos de cada um são expostos. Apreende-se da discussão, o aspecto de constante mutação em que se depara a cultura e a sua conseqüente influência nos modos de produção musical. Os valores étnicos constantes na produção musical tornam-se culturais quando são incorporados ao cotidiano de um determinado grupo social e são "um modo único e diferente pelo qual as pessoas podem tanto se dar conta como transcender sua existência social" (Finnegan 1989). Das diferenças produzem-se novas verdades sociais e, como conseqüência, novos valores culturais passam a ditar os parâmetros a serem seguidos.
            Assim, a linguagem musical passa a ser utilizada como identidade de um grupo sonoro, que por sua vez, busca incessantemente pela quebra dessa identidade ao tomar para si e incorporar em seu nicho social, valores culturais estranhos aos seus, dessa forma produzindo mutações de conceitos e transformação de hábitos. É o diálogo entre as vozes musicais diversas, produzindo, transmitindo e transformando culturas.
            Habituados que estamos ao nosso próprio centro cultural, por vezes nos fechamos às outras manifestações culturais. Em seu livro, Ensinando Música Musicalmente, Swanwick expõe a cultura como um espaço intermediário onde as trocas, dentre elas musicais, são caminhos de mão dupla e navegam livres de barreiras territoriais e esse deve ser o olhar do professor musical. Ensinar musicalmente é não se curvar às barreiras estilísticas, sociais, territoriais, mas ultrapassá-las com um olhar crítico como o de um colhedor de trigo que o separa do joio. É despertar no aprendiz o prazer da descoberta.

Referências:
SWANWICK, K; Ensinando Musica Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003
http://joevancaitano.blogspot.com.br/2008/11/ensinando-msica-musicalmente-texto-de.html
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário