Na discussão proposta por Swanwick
em atrelar música e cultura é possível perceber que as linhas de contorno de
ambos os temas se sobrepõem, com maior ou menor intensidade, na medida em que
os aspectos de cada um são expostos. Apreende-se da discussão, o aspecto de
constante mutação em que se depara a cultura e a sua conseqüente influência nos
modos de produção musical. Os valores étnicos constantes na produção musical
tornam-se culturais quando são incorporados ao cotidiano de um determinado
grupo social e são "um modo único e
diferente pelo qual as pessoas podem tanto se dar conta como transcender sua
existência social" (Finnegan 1989). Das diferenças produzem-se novas
verdades sociais e, como conseqüência, novos valores culturais passam a ditar
os parâmetros a serem seguidos.
Assim, a linguagem musical passa a
ser utilizada como identidade de um grupo sonoro, que por sua vez, busca
incessantemente pela quebra dessa identidade ao tomar para si e incorporar em
seu nicho social, valores culturais estranhos aos seus, dessa forma produzindo
mutações de conceitos e transformação de hábitos. É o diálogo entre as vozes
musicais diversas, produzindo, transmitindo e transformando culturas.
Habituados que estamos ao nosso
próprio centro cultural, por vezes nos fechamos às outras manifestações
culturais. Em seu livro, Ensinando Música Musicalmente, Swanwick expõe a
cultura como um espaço intermediário onde as trocas, dentre elas musicais, são
caminhos de mão dupla e navegam livres de barreiras territoriais e esse deve
ser o olhar do professor musical. Ensinar musicalmente é não se curvar às
barreiras estilísticas, sociais, territoriais, mas ultrapassá-las com um olhar
crítico como o de um colhedor de trigo que o separa do joio. É despertar no
aprendiz o prazer da descoberta.
Referências:
SWANWICK, K; Ensinando Musica Musicalmente. São
Paulo: Moderna, 2003
http://joevancaitano.blogspot.com.br/2008/11/ensinando-msica-musicalmente-texto-de.html
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