quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"A Música do Período Clássico"

            Embora haja divergências sobre as datas que compreendem o período Clássico da História da Humanidade e da Música, tem-se por consenso que; o período foi marcado pelo apogeu do Iluminismo e a Revolução Francesa.  Com a ascensão econômica da burguesia, seu poder acabou por contribuir para o enfraquecimento da nobreza e o desenvolvimento das idéias capitalistas e o surgimento do pensamento racional.
            Na música, os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade que nortearam a Revolução Francesa, promoveram uma mudança que já vinha se arrastando e transformando o Barroco desde a década de 1730 para eclodir na música do Período Clássico de Haydin e Mozart, bem como nas composições iniciais de Beethoven (Uma Breve história da Música – Bennett, R. pag.45) entre 1750 e 1810, dando-lhe um caráter mais homofônico em contraste aos contrapontos característicos do Barroco.
            Nesse primeiro momento, a Música Clássica absorveu as influências arquitetônicas greco-romanas destacando sua simplicidade, harmonia e principalmente seu equilíbrio que ficou conhecido como “estilo galante”. É também nesse período que a Orquestra sofre suas maiores transformações tornando-se, em estrutura, muito semelhante à sua formação atual.
            Com a invenção do pianoforte em 1700 por Bartolomeo Cristofori (Roy Bennett) e sua crescente utilização em substituição ao cravo, o baixo contínuo foi caindo em desuso dando lugar a composições mais elaboradas tais como a Sonata, o Concerto, a Sinfonia, além do quarteto de corda, a serenata e o divertimento.
            Esse efervescente período musical tem em Beethoven uma de suas expressões máximas, ao ponto de sua morte praticamente encerrá-lo não sem antes carregá-lo de um forte sentido rítmico, dissonâncias, jogos de timbres, contrastes e dinâmicas inesperadas.

Referência:
- BENNETT, Roy, Uma Breve Historia da Música. 2. Ed. Rio de Janeiro; Jorge Zahar Editor Ltda., 1986. 79 p.
- Livro Eletrônico da Disciplina História da Música e da Educação Musical, Professora Maristella P. Cavini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário