domingo, 30 de outubro de 2011

"A Música Latino-Americana e as Escolas Nacionalistas do Séc.XX

            A música latino-americana do século XX traz uma grande influência das Escolas Nacionalistas já que busca a afirmação das culturas subjugadas pelos colonizadores. Se as antigas civilizações latino-americanas como os Maias, os Incas, os Astecas, os Tupi-Guaranis dentre outros não tivessem sido massacrados, e suas culturas sobrepujadas pelos europeus, a música latino-americana não teria sido tão dependente da cultura musical européia. Ela teria, provavelmente, sua própria característica herdada dos povos que habitavam esse continente.
            A identidade musical perdida foi aos poucos sendo recuperada através das Escolas Nacionalistas que, apesar de terem suas raízes no Velho Continente, possibilitou que novos compositores das novas terras inserissem motivos folclóricos em suas composições e, na busca por novas formas e sonoridades, fizessem uso de novos timbres e diversificassem a utilização dos instrumentos através de novas técnicas de execução, de composição e de notação musical.
            As mudanças socioeconômicas que ocorreram no começo do século impulsionaram a transformação das características musicais herdadas do século XIX e fizeram despontar a politonalidade, a atonalidade, o dodecafonismo, a música eletrônica, a música aleatória, e outras tantas formas musicais que abrangeram as Escolas Nacionalistas criando o gérmen da identidade. Assim, passou-se a reconhecer as músicas Latino-americanas por suas características miscigenações musicais, onde a tradição européia, a cultura autóctone, e principalmente a cultura africana se fundem na produção de uma música com ingredientes que a tornam reconhecível e identificável sem maiores dificuldades.
            O confronto cultural produzido no pós-descobrimento levou à produção musical imitativa dos modelos estéticos e aceitáveis do colonizador. A música boa deveria seguir os padrões impostos por aqueles que se achavam donos da verdade absoluta. A música produzida pelos autóctones não se encaixava no padrão de beleza e concepção aceitáveis e, portanto, não merecia ser preservada.
            A identidade outrora perdida com a colonização não pode ser recuperada, mas, a nova música que surgiu com a aglomeração de tantas influências, certamente da à música latino-americana, características ímpares de representação cultural de seu povo. Assim, compositores como os mexicanos Silvestre Revueltas e Pablo Moncayo, o argentino Alberto Ginastera e o brasileiro Heitor Villa-Lobos traduziram, através de suas composições, as aspirações das culturas de seus respectivos países, de se verem representadas por uma música que lhes fosse verdadeiramente íntima.

Referências:
http://www.metropolitana.pt/%C3%80-Descoberta-da-Am%C3%A9rica-974.aspx
Material Didático da Disciplina História da Música e da Educação Musical 2 (Professora Maristella Pinheiro Cavini – UFSCar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário