terça-feira, 25 de outubro de 2011

O NEGRO NA ARTE MODERNA BRASILEIRA


A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA ARTE MODERNA BRASILEIRA

            A representação negra no século XX pode ser compreendida através de duas formas distintas de observação. A externa que compreende os produtores culturais brancos engajados nos ideais abolicionistas como, por exemplo, Castro Alves, e a interna que é fruto de artistas negros em seus exercícios de busca de identidade e aglutinação de seus pares.
            Dentre os artistas internos há de ressaltar o trabalho de Luiz Silva, pseudônimo “Cuti”, nascido em 1951 na cidade de Ourinhos/SP, formado em Letras pela USP e em Literatura Brasileira pela UNICAMP. Cuti foi um dos fundadores e mantenedores da série Cadernos Negros, de 1978 a 1993, e do grupo literário Quilombhoje, de 1980 a 1994 e, segundo Abdias do Nascimento, os Cadernos Negros são expressão de excelência do Movimento Negro (A representação do negro nas poesias de Castro Aves e de [ Luiz Silva] Cuti: de objeto a sujeito – Oliveira, H.S.Luiz, - Belo Horizonte, 2007)
            Nessa dissertação de mestrado, Luiz Oliveira traz uma interessante reflexão sobre as diferentes representações dos negros nas poesias brancas (Castro Alves) e nas poesias negras (Luiz Silva – “Cuti”).

Referência: A representação do negro nas poesias de Castro Alves e de [Luiz Silva]
                   Cuti: de objeto  sujeito


Ossimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário