terça-feira, 25 de outubro de 2011

A APRENDIZAGEM


            Partindo do princípio de que a instituição escolar tem por finalidade o ensino da aprendizagem, torna-se um contra censo obrigá-la a transmitir unicamente conteúdos pré- estabelecidos. É da natureza humana, o fato de poder derivar relações tendo como base uma única informação. Assim é que, quando ensinamos para uma criança acima de quatro anos, que duas bolas correspondem ao numeral dois, ela passa imediatamente a derivar que o numeral dois corresponde a duas bolas numa relação de reflexividade, e assim sucessivamente, é possível ensinar a aprender através de conceitos básicos.
            Lançar mãos de ferramentas que auxiliem o aprender, alarga os horizontes na tarefa do educar ao mesmo tempo em que fortifica as bases que fundamentam a aprendizagem. Nessa abordagem onde as novas ferramentas têm papel preponderante, a música se destaca por trabalhar a sensibilidade que não se restringe a partes determinadas do corpo, mas por abrangê-lo como num todo acelerando ou diminuindo a intensidade de reação de acordo com as propostas musicais apresentadas.
            Mesmo na reformulação ou na correção de erros no processo de aprendizagem, a música pode trabalhar a concentração e auto-estima, de maneira a transformar a punição para que possa ser aceita como parte do processo de erros e acertos que caracterizam o ato de aprender. Não há imunidade ao erro e, dessa forma, é preciso se conscientizar de que suas ocorrências são perfeitamente compreensíveis tanto para o aluno quanto para o professor que, na persistência do erro, apesar do reforço em sua correção, poderá rever seu projeto pedagógico afim de  dirimir as deficiências de aprendizagem que se apresentarem.

Ossimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário