sexta-feira, 13 de maio de 2011

As Tecnologias Intelectuais As transmissões de conhecimento foram, ao longo do tempo, sofrendo alterações de acordo com as evoluções das formas de comunicação e dos relacionamentos entre os seres humanos. No início, a comunicação e a transmissão de conhecimento eram feitos de forma oral e, conseqüentemente, demandava a presença física dos interlocutores. É o que pode ser interpretado ao olharmos a figura 1. figura 1 – Oralidade A oralidade dá margem à imaginação e pode, com o passar do tempo, deformar de tal forma a narrativa original, que o resultado final passa a ser uma nova narrativa. Com o advento da imprensa, a oralidade dá lugar à forma escrita de transmissão de conhecimento e passamos, dessa maneira, a perpetuar as idéias ao longo do tempo. figura 2 - Os Dez Mandamentos (escrita) Atualmente, nosso meio mais comum de intercambiar informações é a rede mundial de computadores. Através da Internet, podemos acessar informações que, há algumas décadas atrás, levariam muito tempo para chegar às nossas mãos. Essa agilidade ao acesso pode ser compreendida na figura 3. figura 3 - A rede Fonte: Material Didático da Disciplina Imagens: Google Ossimar Heleno Batista



            As transmissões de conhecimento foram, ao longo do tempo, sofrendo alterações de acordo com as evoluções das formas de comunicação e dos relacionamentos entre os seres humanos. No início, a comunicação e a transmissão de conhecimento eram feitos de forma oral e, conseqüentemente, demandava a presença física dos interlocutores. É o que pode ser interpretado ao olharmos a figura 1.

figura 1 – Oralidade

            A oralidade dá margem à imaginação e pode, com o passar do tempo, deformar de tal forma a narrativa original, que o resultado final passa a ser uma nova narrativa.
            Com o advento da imprensa, a oralidade dá lugar à forma escrita de transmissão de conhecimento e passamos, dessa maneira, a perpetuar as idéias ao longo do tempo.
figura 2 - Os Dez Mandamentos (escrita)
           
            Atualmente, nosso meio mais comum de intercambiar informações é a rede mundial de computadores. Através da Internet, podemos acessar informações que, há algumas décadas atrás, levariam muito tempo para chegar às nossas mãos. Essa agilidade ao acesso pode ser compreendida na figura 3.

figura 3 - A rede


Fonte: Material Didático da Disciplina
Imagens: Google


Ossimar Heleno Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário