domingo, 8 de maio de 2011

Musica Antiga


A Música na China Antiga:

            Acredita-se que as primeiras noções de arte musical na China remontam de aproximadamente 4.000 anos a.C., com a música tendo origem na natureza. O sistema de cinco sons estabelecido pelo chinês Ling-Lum, conhecido por escala pentatônica, passou mais tarde a utilizar de sete sons. Com forte influência filosófica, a música chinesa da antiguidade era carregada de misticismo e seus músicos tinham um papel social respeitável.
            Os instrumentos utilizados eram basicamente os gongos, os sinos, as cítaras e liras além do sheng ( órgão de boca com palhetas livres ), que já existiam 3.000 anos a.C.. O sistema de escalas chinês com 85 escalas diferentes foi criado no reinado de Huang-Ti (2698 a.C. a 2598 a.C.). Se houve alguma notação musical nesse período ele foi perdido, pois um decreto imperial de 212 a.C., ordenou a queima de todos os livros. No sítio arqueológico de Jiahu (Henan), em 1999 pesquisadores localizaram as mais antigas flautas produzidas pela civilização chinesa. Construídas com ossos ocos de aves, as flautas, datadas de 9 mil anos, possuem entre 5 e 9 furos e, até o momento, são as mais antigas peças do gênero encontradas intactas. Outro achado extraordinário ocorreu em 1978 em Hubei, quando arqueólogos encontraram um jogo de 64 sinos do tipo Bianzhong em bronze. As peças dão a medida do desenvolvimento da música na China: percutido em diferentes pontos, cada sino é capaz de emitir duas notas diferentes!

       
Flautas antigas da China                                                    Sinos do tipo Bianzhong em bronze

                                   
                                   
Flauta de bambu do Período Zhou                                          Grupo de músicos do Período Tang
                                    

A Musica na Roma Antiga:

            A história da música romana passa, inevitavelmente, pela cultura grega. Apesar de apreciarem a musica, os romanos eram mais dedicados à política e às guerras, deixando para os escravos trazidos dos povos conquistados o oficio da música. Por não possuírem uma cultura elevada, os romanos se beneficiavam das culturas dos povos que conquistavam, incorporando suas danças, músicas e instrumentos.
            A conquista total da Grécia no século II a.C. veio a calhar, pois a avançada civilização conquistada ofereceu-lhes tudo o que não possuíam em ciência, arte e refinamento. Particularmente no caso da música, Roma quase nada acrescentou ao que havia trazido da Grécia. Contudo, credita-se aos romanos a invenção de alguns instrumentos tais como a Tíbia (uma espécie de gaita de foles), a Tuba (precursora do trombone) e um órgão primitivo, provavelmente hidráulico ou pneumático conhecido como Hydraulis.
            Há registros sobre a largamente difundida presença de música em todas as ocasiões da vida romana, desde em manobras militares e nos grandes festivais, onde havia performances em larga escala que incluíam centenas de instrumentistas e usando instrumentos de enormes dimensões, como Khitaras construídas do tamanho de carruagens, até o uso discreto e doméstico de instrumentos solo. Concursos musicais eram comuns e a educação em música era considerada um sinal de distinção social. Também se pode imaginar que tenha havido alguma troca de influências com os etruscos, asiáticos, africanos e povos bárbaros do norte da Europa, integrantes de regiões que com o tempo foram sendo anexadas ao Império em expansão. Conclui-se que na música romana, tanto nas escrituras de neumas, quanto o estudo das harmonias e modos é descrita, nos achados, como imitação da música grega.


                                                          
                            Afresco de Boscoreale (Matrona tocando Khitara)                                       O Hydraulis

                              
                            Mulher tocando Lira                                                            Tibia Utriculares (Gaita de Foles)                                   
                        
                             
Referências:

http://utopiacapital.blogspot.com/2010/05/capitulo-ii.html
http://www.projetomusical.com.br/historias/index.php?pg=antiguidade
http://www.wooz.org.br/musicaemroma.htm
 http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Roma_Antiga
http://6farteband2010e4.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário